Moradores do Sítio Histórico de Olinda recebem guia de manutenção do casario

Cartilha foi lançada nesta sexta-feira pela Prefeitura de Olinda e já está disponível na sede da Secretaria de Patrimônio e Cultura

Uma série de guias como o de zeladoria será produzida. A próxima, deve conter orientações quanto à pintura de fachadas
Foto: Luiz Pessoa/ JC Imagem

Moradores do Sítio Histórico, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, contam agora com um guia para orientar a manutenção do casario histórico da Cidade Alta.

Em comemoração aos 35 anos de Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, a cartilha foi lançada nesta sexta-feira (15), pela Prefeitura Municipal. O “Guia Básico de Zeladoria” é o primeiro de uma série de informativos, que tem como objetivo evitar o desgaste das obras, diminuindo o número de reformas.

“Essa iniciativa tem um conceito muito bom. Quando há o zelo, se previne o dano. O guia é importantíssimo para que os moradores saibam de quanto em quanto tempo é necessário limpar o quintal, revisar o telhado, tratar cupim, lavar a fachada.

São soluções simples que evitam que seja necessário partir para uma restauração”, explicou o secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, Gilberto Sobral. Dos 1,2 imóveis tombados no Sítio Histórico, cerca de mil são residenciais.

Por enquanto, os moradores podem ter acesso ao material na sede da Secretaria de Patrimônio e Cultura, localizada no Varadouro. “Iremos entregar o livreto a cada um dos moradores do Sítio Histórico em suas próprias casas, para que eles possam tirar dúvidas sempre que precisarem e, assim, zelar pelo seu patrimônio”, garantiu o secretário.

MORADORES

A cartilha foi aprovada por moradores da Cidade Alta. “Achei a ideia muito boa. Vai ajudar a mim e outras pessoas. A gente não sabe o que é bom ou ruim para a construção e, por aqui, a gente vai se guiando”, elogiou Juraci de Souza dos Santos, 76 anos, moradora do Carmo há mais de três décadas.

JC Cidades


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *