Vaca da Cow Parade sofre roubo em Boa Viagem, no Recife

Obra “Bebeth”, dos arquitetos Zezinho Santos e Turíbio Santos, teve colar de pérolas furtado

Vaca “Bebeth” teve colar furtado
Foto: Paullo Allmeida/ Folha de Pernambuco

Mais uma escultura da exposição Cow Parade foi alvo de vandalismo no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Desta vez, a “vítima” foi a vaca “Bebeth”, obra assinada pelos arquitetos Zezinho Santos e Turíbio Santos. Decorada com flores amarelas e vermelhas, a vaca tinha um colar alusivo a pérolas, que foi furtado. Segundo a assessoria de Imprensa da exposição, a reposição do colar vai ser feita pelos arquitetos e que a peça não precisará ser removida do local.

Foi o segundo incidente registrado em menos de uma semana. No último domingo (29), a estátua “My Little Cowny”, de autoria da artista visual Giovanna Simões, que fica no parque Dona Lindu, também em Boa Viagem, teve parte de um dos chifres – o central, tal qual o de um unicórnio – quebrado, mas logo foi consertado pela organização da mostra.

Inédita no Nordeste, a Cow Parade é composta por um “rebanho” com 54 vacas que estão expostas ao ar livre, no Recife, em Olinda, em Jaboatão dos Guararapes e em Paulista, desde a última sexta-feira (27).

A ideia inicial, porém, surgiu em 1998, em Zurique, na Suíça, por meio de Walter Knapp, que saiu vendendo a ideia para o mundo inteiro. Por onde passa, as vacas vendidas têm o dinheiro revertido em doação.

De acordo com a assessoria de Imprensa do evento, os danos às esculturas – feitas de fibra de vidro – são comuns e já ocorreram nas outras edições. Quando a avaria é grave, a peça é retirada do local, ajustada e reposta.

As peças serão leiloadas com valor mínimo de R$ 6 mil. O montante arrecadado será encaminhado para instituições como a Casa do Amor, o Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC) e o Movimento Pró-Criança.

Por: Portal FolhaPE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *