Instituto Ricardo Brennand comemora 15 anos com programação especial

Uma programação completamente especial foi montada para comemorar os 15 anos do Instituto Ricardo Brennand neste mês. Entre as atividades, o público poderá conferir a apresentação do grupo pernambucano especializado em música barroca Ensemble Vocal Gárgula, além da 11ª edição da Primavera dos Museus, com encontro literário, visitas mediadas, danças circulares e muitos mais.

Instituto Ricardo Brennand tem programação especial neste mês –
Crédito: Ricardo Fernandes/DP

Nesta terça-feira, data oficial em que comemora aniversário, o complexo cultural realizará palestra com pesquisador holandês Peter Van Mensh sobre A museologia das coleções privadas. No domingo, será a vez da apresentação do barítono Miguelangelo Cavalcanti, acompanhado pela pianista Elyanna Caldas.

Já no dia 30 de setembro, para fechar as festividades, o pianista pernambucano Amaro Freitas fará um concerto apresentando o álbum Sangue Negro. O Instituto Ricardo Brennand foi idealizado pelo colecionador e empresário Ricardo Brennand e de sua inauguração, em 2002, até hoje já recebeu mais de dois milhões e meio de visitantes. Localizado na Várzea, zona Oeste do Recife, o complexo cultural se tornou um dos principais destinos turísticos do Brasil e rota de grandes exposições mundiais.

Ricardo Brennand – Crédito: Nando Chiappetta/DP

O IRB reúne, em mais de 30 mil metros quadrados, obras de arte adquiridas durante cerca de 60 anos de colecionismo e está distribuída num complexo cultural que compreende a Pinacoteca, o Museu Castelo São João, a Galeria, a Biblioteca, o Parque de Esculturas dos Jardins e a Capela Nossa Senhora das Graças. Nos anos de 2014 e 2015, o IRB foi eleito o melhor museu da América Latina pelo Traveler’s Choice Museums do TripAdvisor, que é considerado o maior site de viagens do mundo.

Confira a programação completa:

12/09 (Terça-feira) – Palestra com o pesquisador holandês Peter Van Mensh sobre Museologia das Coleções Privadas.
Local: Auditório
Horário: 15h

15/09 (sexta-feira) – CiME (Cinema, Museu e educação)
Local: Auditório
Horário: 15h

16/09 (sábado) – Apresentação do grupo pernambucano especializado em música barroca, Ensemble Vocal Gárgula
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30

17/09 (domingo) – Apresentação do barítono Miguelangelo Cavalcanti, acompanhado pela pianista Elyanna Caldas.
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30

19/09 (terça-feira) – Primavera dos Museus “Danças Circulares” (O encontro entre dois mundos através da magia das danças. O Brasil dos nativos e a Europa dos colonizadores experimentados através de uma vivência coletiva).
Local: Galeria
Horário: 14h

20/09 (quarta-feira) – Primavera dos Museus “Formação Turismo” (Formação voltada para os profissionais da área de Turismo promovendo o conhecimento sobre o Instituto Ricardo Brennand e suas histórias).
Local: Auditório
Horário: 14h

22/09 (sexta-feira) – Primavera dos Museus “Visitas Mediadas” (Elegendo temáticas das coleções do acervo do Instituto, serão oferecidas mediações propositivas e interativas para o público geral).
Local: Exposições
Horário: 14h

23/09 (sábado) – Primavera dos Museus “Peça a Peça: 15 anos do IRB” (O Peça a Peça, programa vinculado ao Educativo do Instituto Ricardo Brennand, apresenta nesta edição, os 15 anos do Instituto, suas memórias e sua convergência nas recordações dos seus visitantes).
Local: Pinacoteca
Horário: 14h

24/09 (domingo)
* Primavera dos Museus “Encontro Literário” (Será sobre memória, a partir da construção dos próprios moradores do bairro da Várzea).
Local: Auditório
Horário: 14h

*Primavera dos Museus – Apresentação “Duo Colibri” com as flautistas Laurence Pottier e Daniele Cruz
Local: Capela Nossa Senhora das Graças

30/09 (Sábado) – Concerto do pianista pernambucano Amaro Freitas, que apresenta músicas do álbum Sangue Negro
Local: Sala do Conselho
Horário: 15h30

Diario PE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *