Compesa inicia obra de substituição de rede de distribuição no bairro de Apipucos

A intervenção será iniciada na Avenida Dois Irmãos e via terá interdição parcial

Os bairros de Apipucos, Monteiro e Iputinga, e as localidades de Nova Morada e Vila Felicidade, na Zona Oeste do Recife, estão recebendo obras para ampliação, modernização e melhorias nas redes de distribuição de água que atendem 52,6 mil pessoas na região. Na próxima segunda-feira (4), a partir das 7h, a Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa inicia uma importante etapa dessa obra, que contempla os bairros de Apipucos e Monteiro, com uma intervenção na Avenida Dois Irmãos, em Apipucos. Para realizar os serviços de substituição de rede e de ramais, será necessário interditar uma das faixas da via, sentido subúrbio-cidade, num trecho de 200 metros, entre o Viaduto de Dois Irmãos até a Rua do Mussu. A companhia conta com o apoio da CTTU (Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) para orientar os motoristas a realizarem o desvio na própria Avenida Dois Irmãos.

O planejamento é executar as ações em aproximadamente um quilômetro da avenida, por trechos, até chegar ao Açude de Apipucos. Os serviços serão realizados no horário diurno, das 7h às 17h, e devem ser finalizados no local até o dia 13 de outubro, com a reposição do pavimento. Essa etapa da obra, que também vai abranger outras ruas dos bairros de Apipucos e Monteiro, inclui o assentamento de 1,6 quilômetro de tubulações e está prevista para terminar em dezembro deste ano. “Estamos instalando macromedidores, válvulas redutoras de pressão, fazendo o assentamento de novas redes e substituições de ramais com o objetivo principal de aumentar o controle operacional do sistema e abastecer melhor a população nessas áreas”, explica Roselene Carneiro Tavares, gerente de Obras da Compesa, pontuando que a setorização da rede de distribuição é uma das ações previstas na obra de ampliação, modernização e melhorias nas redes de abastecimento de água de Apipucos, Monteiro e Iputinga, Nova Morada e Vila Felicidade, região denominada de Distrito 8 A.

Para executar essas ações, que ainda incluem a substituição de 12 quilômetros de tubulações e de quase 5 mil ramais prediais antigos, estão sendo investidos em todo projeto R$ 8 milhões, recursos do Governo Federal (Caixa Econômica) com contrapartida do Governo do Estado e Compesa. A companhia também está construindo uma nova adutora, com 4,3 quilômetros de extensão – com diâmetros que variam entre 400 e 700 milímetros – a partir da Alça Norte do Sistema Tapacurá, na Estrada do Barbalho, para reforçar o abastecimento de água para essas áreas. Assim que for finalizada, a nova adutora entrará em operação, substituindo a antiga, que será desativada. Cerca de 60% de toda obra já está concluída e a previsão é que ela seja finalizada em fevereiro de 2018.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *