Segundo trecho do Eixo Cicloviário começa em setembro no Recife

Primeiro trecho, com 5,1 quilômetros, foi inaugurado no fim de abril e liga o Marco Zero à Fábrica Tacaruna. Foto: Roberta Soares

Pernambuco deu o start para realizar o segundo trecho do Eixo Cicloviário Camilo Simões, que já conecta por 5,1 quilômetros o Marco Zero, no Bairro do Recife, ao limite do Recife com Olinda. O governo lançou nesta quinta-feira (20/7) o edital de licitação para implantação da nova etapa, que começará a ser executada em setembro. O segundo trecho terá 2,9 quilômetros e vai da Fábrica Tacaruna até a Praça do Varadouro, em Olinda.

Estamos dando mais um passo importante na obra do Eixo Cicloviário e chegando ao município de Olinda. É mais uma intervenção que amplia a mobilidade urbana e prioriza a bicicleta como modal de transporte”,

Felipe Carreras, secretário de Turismo
Quem está à frente do projeto é o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). “Estamos dando mais um passo importante na obra do Eixo Cicloviário e chegando ao município de Olinda. É mais uma intervenção que amplia a mobilidade urbana e prioriza a bicicleta como modal de transporte”, afirmou Felipe Carreras.


CONFIRA VÍDEO SOBRE OS ACERTOS E ERROS DO PRIMEIRO TRECHO COM A AMECICLO

O valor da obra, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é de R$ 2,1 milhões e o prazo de conclusão, após a ordem de serviço, é de cinco meses. O novo trecho tem início na Fábrica Tacaruna (limite Recife-Olinda), segue pela pista local da Avenida Agamenon Magalhães, cruza o Rio Beberibe pela Ponte Preta, passa pela Avenida Presidente Kennedy até chegar na Praça do Varadouro, onde é finalizado. Um trecho simples, sem obstáculos físicos e, por isso, com um prazo de conclusão curto.

No geral, Eixo Cicloviário chegará a Igarassu, totalizando 33 quilômetros. Foto: Ricardo B Labastier/JC Imagem

No total, a promessa do governo é de que o projeto do Eixo Cicloviário Camilo Simões chegará a Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, passando pelos municípios do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, num total de 33,8 quilômetros de extensão. O chamado terceiro trecho, ainda sem previsão de implantação, irá do Varadouro até a ciclovia existente na PE-15, totalizando cinco quilômetros.

O quarto trecho começará na PE-15 (altura dos Bultrins) e seguirá até a BR-101, no limite entre Paulista e Abreu e Lima, totalizando 10,3 quilômetros. Nessa etapa existe uma ciclovia ao longo de toda rodovia PE-15, mas que encontra-se totalmente destruída e obstruída. O quinto e último trecho terá 10,5 quilômetros e começará na BR-101, na divisa entre Paulista e Abreu e Lima, seguindo até Igarassu.

De Olho no Trânsito – JC


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *