Água da transposição vai chegar a Paraíba e passar por Pernambuco

Falta pouco para a água chegar na cidade de Monteiro, segundo informações do Ministério da Integração Nacional

As obras da transposição estão avançando no Eixo Leste e devem chegar em breve a Paraíba, de acordo com o Ministério da Integração Nacional
Foto: JC Imagem

Angela Fernanda Belfort

Falta pouco para a água do Projeto de Integração do Rio São Francisco chegar a Paraíba, segundo informações do site do Ministério da Integração Nacional. Já em Pernambuco, a situação é diferente. As duas principais adutoras que fariam a água do Velho Chico chegarem aos pernambucanos não saíram do papel: o Ramal do Agreste e a Adutora do Agreste. Ambos distribuiriam a água do São Francisco a partir do Eixo Leste, que começa em Floresta e vai até a cidade de Monteiro, na Paraíba. O Ramal do Agreste não foi sequer iniciado pelo governo federal e a Adutora do Agreste se arrasta por causa do atraso no repasse de recursos da União.

No último domingo (dia 12/02), o ‘Velho Chico’ chegou à quarta estação de bombeamento (EBV-4) do Eixo Leste, na cidade de Custódia (PE), completando um percurso de 96,5 quilômetros deste trecho, de acordo com informações do Ministério da Integração Nacional. De lá, o líquido vai seguir por gravidade até a quinta elevatória (EBV-5), localizada em Sertânia (PE), já perto do final do Eixo Leste que vai até Monteiro. A expectativa do Ministério da Integração Nacional é atender Monteiro (PB) no próximo mês de março, enquanto a água faz só passar pelo canal em Pernambuco.

AVANÇO

Desde o último dia 30, a água avançou por mais de 60 quilômetros entre a terceira (EBV-3) e a quarta estação de bombeamento (EBV-4) do eixo, passando por três reservatórios Salgueiro, Muquém e Cacimba Nova) e um aqueduto (Jacaré). A EBV-3 foi acionada pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em Floresta (PE).

Quando for totalmente concluída, a transposição vai atender mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

JC Online


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *