Programa ‘Mais Médicos’ abre inscrições para brasileiros

Parte das vagas tem por objetivo substituir médicos cubanos

Novo edital contratará brasileiros para reposição de médicos que saem do programa e substituição de cubanos
Fotos Públicas/Karina Zambrana

O Programa Mais Médicos abriu 1,2 mil vagas voltadas para médicos brasileiros. As inscrições devem ser feitas através do site do programa até o próximo dia 4 de janeiro. Os interessados devem submeter a documentação exigida no edital e verificar a lista de inscrições confirmadas que será divulgada no dia 9 de janeiro. A escolha dos locais de preferência será nos dias 10 e 11 de janeiro. Veja o cronograma completo.

Do total de vagas, 708 atualmente estão preenchidas por médicos cubanos. O Governo Federal pretende substituir 4 mil cubanos por brasileiros em três anos, com a expectativa de que 40% dos médicos do programa sejam brasileiros. O restante das vagas são para reposição de médicos que deixaram o programa.

Vagas desocupadas por médicos brasileiros e de outras nacionalidades são preenchidas por meio de editais de reposição periódicos. No caso dos médicos cubanos, a reposição dos profissionais é operacionalizada diretamente pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Este edital traz como novidade a possibilidade de mudança de local de trabalho. Aqueles que estiverem insatisfeitos com a alocação poderão trocar o local de trabalho com outro médico que tenha interesse. Após a lotação, os médicos devem confirmar o interesse nas vagas e seguem então para os municípios, onde iniciam as atividades nas unidades básicas a partir de fevereiro.

Com informações do Portal Brasil.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *