MPT inaugura sede em Pernambuco

mpt

Foi inaugurada do dia 19/10 a nova sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, Edifício Thereza Bitu, durante solenidade que contou com a presença do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury. O imóvel fica localizado no número 149 da Rua Quarenta e Oito, bairro do Espinheiro, no Recife.

Cedido ao MPT pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU), após desocupação pela Advocacia-Geral da União (AGU), o imóvel passou por reformas tendo as instalações adaptadas às normas de acessibilidade, bem como às demandas próprias do órgão.

Na totalidade, o edifício conta com dois mil m², tendo quatro salas de audiência e vagas de estacionamento especiais para idoso e pessoa com deficiência. Nos quatro pavimentos do prédio distribuem-se 21 gabinetes dos procuradores do Trabalho, além do procurador-chefe e das salas para a diretoria de processo, assessorias de comunicação, jurídica e pericial, e peticionamento eletrônico.

Homenagem

Por decisão do colégio de procuradores, o novo prédio homenageia Maria Thereza Lafayette de Andrade Bitu, que foi a primeira mulher a ser procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, com ingresso em 1957, tendo sido chefe da instituição por vários anos. Até o momento, inclusive, foi a única mulher a assumir o cargo no órgão.

Em 1985, foi nomeada juíza togada do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), quando também foi a primeira desembargadora do órgão. Em 1992, assumiu a vice-presidência do tribunal. Ao longo da carreira, foi agraciada diversas vezes. Destacam-se os reconhecimentos da Ordem do Mérito Judiciário Grau Comendador e as medalhas Conselheiro João Alfredo Correia de Oliveira e Conselheiro Eurico de Castro Chaves Filho. Thereza Bitu também nomeia o fórum trabalhista de Monteiro (Paraíba), cidade natal dela.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *