Pernambuco se prepara para receber a Copa de 2014

Pernambuco será uma das 12 cidades que sediarão Copa do Mundo de 2014. O projeto “Cidade da Copa” prevê a construção de um estádio, um conjunto habitacional, um centro comercial, hotéis e outros investimentos privados que somados chegam a um R$ 1,6 bilhão.
O Governo de Pernambuco entra apenas com o terreno, pois o empreendimento será realizado através de uma Parceria Público-Privada.
Após a análise de três locais oferecidos para sediar a Cidade da Copa, o Governo optou pela área de 270 hectares – já pertencente ao Estado – localizada a cerca de um quilômetro do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), em São Lourenço da Mata.
Faz divisa com o Recife e também com Camaragibe, a 12 km dos centros das três cidades. O acesso ao complexo também é fácil, já que ele está localizado às margens da BR-408 e nas proximidades das BRs 101 e 232.
As três rodovias estão sendo duplicadas, e os torcedores também poderão chegar pelas avenidas Caxangá e Abdias de Carvalho.
Outras obras de infraestrutura estão previstas, como a construção da estação de metrô Cosme e Damião, que vai interligar as estações do Timbi e do TIP e a implantação do terceiro hospital da RMR, Pelópidas da Silveira.
Para dar sustentabilidade econômica ao projeto, a Cidade da Copa vai abrigar um conjunto residencial com nove mil residências voltadas para as classes “B” e “C”, além de um centro comercial, hotéis e da própria Arena.
Sem falar do Hospital Pelópidas Silveira, terceiro a ser construído pelo Governo, que será entregue em dezembro de 2010. O novo bairro também será cortado por um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou VLP (Veículo Leve sobre Pneus), que ligará os cerca de 36 mil moradores à estação de metrô.
ARENA – O moderno estádio terá 129.581 m² de área construída e capacidade para 46.154 torcedores, todos sentados. O campo segue o modelo europeu: sem alambrado, nem fosso. Terá cinco tipos de arquibancada, camarotes e tribuna de honra cobertos.
O campo de jogo será ao ar livre. Como exige a FIFA, o estacionamento terá seis mil vagas, sendo 1.600 delas subterrâneas.
Tudo vai estar pronto até o final de 2012 para que Pernambuco possa sediar a Copa das Confederações em 2013, espécie de “teste” da Copa do Mundo.
DINHEIRO PRIVADO – A construção da arena e das unidades habitacionais serão realizadas com dinheiro da iniciativa privada através de uma Parceria Público-Privada (PPP).
O acordo prevê que a(s) empresa(s) que vencer (em) a licitação para realização das obras explore o estádio por 30 anos. Após este prazo, o Governo herda o equipamento.
“A Copa do Mundo é um empreendimento inteiramente privado.
Nós tínhamos que fazer a opção por aquilo que demandasse o mínimo possível de recursos públicos em todos os níveis, municipal, estadual e federal”, revelou Eduardo.

Fonte: SEPLAG/PE


Um Comentário:

  1. J’ai eu l’honneur d’inaugurer le concept pour l’enterrement de vie de jeune fille de ma belle soeur. Le verdict? GENIAL!!! Nous nous sommes amusées comme des petites folles, dans un cadre super, sans parler de l’accueil super chaleureux de l’équipe. Je le conseille sans modération!
    coupon codes american eagle outfitters http://wearygas2035.beeplog.com/712375_5301407.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *