Governo assina parceria público privada para obras de saneamento na Barra

RIO – O governador Sérgio Cabral assinou há pouco, no Palácio Guanabara, uma Parceria Público Privada (PPP) entre a Nova Cedae e as empreiteiras RJZ/Cyrella e Carvalho Hosken que prevê investimentos de quase R$ 10 milhões em saneamento na Barra da Tijuca.
FO acordo pretende antecipará em cinco anos a implantação da captação de esgotos de diversas regiões da Barra da Tijuca e evitar a geração de futuros passivos ambientais.
Dentro da Parceria Público Privada, que foi firmada com apoio da Câmara Comunitária da Barra, serão beneficiadas as regiões conhecidas como Península, Gleba F e O2, áreas onde há crescimento imobiliário.
Além dos condomínios que serão construídos nestes locais, os empreendimentos comerciais já existentes no entorno da Avenida Via Parque, como os Shoppings Via Parque e CasaShopping, entre outros, também serão atendidos.
Ao todo, o novo sistema atenderá uma população futura de cerca de 100 mil pessoas. O novo sistema terá capacidade de coletar 450 litros de esgotos por segundo, evitará a construção de estações de tratamento em condomínios. O investimento prevê a interligação da futura elevatória Lagoa da Tijuca à Estação de Tratamento da Barra da Tijuca e ao Emissário Submarino. A obra prevê 3 mil metros de tronco coletor e duas elevatórias. Para a realização do novo sistema, a Cedae vai construir um túnel, que passará por baixo da Avenida Ayrton Senna, que permitirá a conexão do novo tronco coletor à Estação da Barra.

Fonte: O Globo – 29/07/2009


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *